DESDE CRIANÇA PORQUÊ?
SÊ O MELHOR DE TI E MUDA O MUNDO
A experiência de quem trabalha com crianças ao longo da última década, como eu, mostra-nos que elas são não só capazes de pensar acerca de si mesmas e do mundo, de forma crítica e criativa, mas que precisam de o fazer pelas mesmas razões que os adultos.
Já reparou nas questões fascinantes que as crianças tipicamente colocam, mesmo as mais jovens, com 4 ou 5 anos? Veja:
- Quando me dizes para ser bom/boa, isso quer dizer o quê?
Os fantasmas são reais ou irreais?
- Porque é que a Madalena é a minha melhor amiga?
- O que quer dizer gostar de alguém?
- Isso não é justo!
- Porque é que o tempo às vezes passa tão devagar?
- Os meus pais dizem que eu devo dizer a verdade.
- As formigas têm coração?
- O que acontece quando tu morreres?
A experiência das crianças e dos jovens é repleta de dúvidas e de questões. Através da televisão, da internet e de outros media, hoje estão expostos a ideias e imagens que, até há pouco tempo, estavam reservadas aos adultos. E tal como os adultos, também as crianças percebem o mundo como um mosaico de possibilidades alternativas. No Laboratório realizam exercícios de pensamento para que fortaleçam as suas próprias capacidades de avaliar e de responder a estas alternativas apelativas, para auto-corrigirem os seus hábitos de pensamento, para conhecerem os seus sentimentos, e aprimorarem o seu comportamento através da investigação continuada de si e do outro.
A natureza igualitária destes encontros, o compromisso com vários pontos de vista, e a insistência no valor inerente a todos os participantes ajuda a promover a empatia e o comportamento pró-social, como uma base essencial para a educação de valores.