COMO É UMA SESSÃO NO LABORATÓRIO DOS DESCOBRIDORES?

APARECE E CRESCE

A participação num diálogo significativo, emergente num contexto que estimula a curiosidade e o pensamento crítico, é algo que a maior parte das crianças e dos jovens procura e acha irresistível.

Não só gostam deste tipo de provocação intelectual como também a acham muito divertida.

A sessão começa com uma experiência científica, ou com a apresentação de um tema, ou com a leitura em voz alta de uma história, dependendo do conteúdo a abordar. Também pode partir de uma ideia sugerida, de uma dinâmica de grupo, de um filme ou de outra obra de arte. De seguida, as crianças ou os jovens identificam as perguntas e as observações que se lhes levantam, como um grupo de descobridores. Estas explorações podem terminar, ou não, com trabalhos de expressão artística produzidos por si.

Estar ativamente no Laboratório envolve as crianças e os jovens em movimentos cognitivos importantes como criar hipóteses, clarificar os seus conceitos e a sua linguagem, pedir e fornecer boas razões, oferecer exemplos e contra-exemplos, questionar as assunções uns dos outros, fazer inferências, e seguir a linha da pesquisa até onde ela conduz.

O Laboratório é também uma atividade social que faz com que as crianças e os jovens partilhem as suas próprias perspetivas, que se escutem uns aos outros, que leiam a linguagem corporal dos outros, que lidem adequadamente com as suas emoções, que se desafiem e construam o pensamento uns com os outros, que procurem pontos de vista em falta, que recriem as suas próprias ideias e o conhecimento de si.

O Laboratório dos Descobridores, além de aplicar a componente pedagógica da psicologia, promove a prática natural do autoconhecimento num contexto seguro para as crianças, oferecendo-lhes uma alternativa protetora na descoberta de si, em contraposição à procura isolada, ou deslocada, da sua individualidade.

ESTÁS PREPARADA/O?